Como começar um blog?


Por Danielle Gomes  l  14 de Junho de 2017

O blog é hoje uma das ferramentas mais flexíveis, diretas e atemporais que existem. Se você é um empresário, o blog corporativo pode ajudá-lo na comunicação com o seu público, criando fidelidade de acesso, compartilhando conteúdo e abrindo portas para divulgação de seus produtos e serviços. Se você é um profissional autônomo, pode utilizar um blog para escrever artigos sobre a sua área de atuação destacando-se no mercado pela sua especialidade e conhecimento, ou, se você tem um hobby ou qualquer particularidade que queira compartilhar com o mundo, o blog também é o seu lugar.

Além de todas essas vantagens, muitas plataformas facilitam a criação de blogs, oferecem templates (“design” do site) prontos, e de acordo com a sua necessidade e a plataforma escolhida o único investimento que você precisará fazer será de tempo e dedicação. Mas isso não quer dizer que criar um blog seja tão simples. Independente da cara que decida dar para ele, o investimento de tempo é alto, pois antes de escrever o primeiro post e compartilhar com os amigos, é necessário seguir alguns passos. Pronto para saber quais são eles? Veja a seguir:

1.Definição e objetivo
O mais importante dos passos é definir sobre o que você vai escrever e quais são os seus objetivos com o blog. Ter de forma clara e bem definida o que você vai falar, para quem você vai falar e o que você quer com isso. Como dissemos acima, se você é um empresário, quer facilitar a comunicação com o seu público, vender mais, criar fidelidade, ou criar uma imagem sobre a sua empresa? Já se você tem um hobby, o que você vai falar especificamente dele, qual linguagem vai abordar nos textos, vai criar algum link com outros canais de comunicação? Tudo depende a abordagem que você prefere e de quais são as suas metas e objetivos com o blog.

2.Pesquisa e planejamento
Depois de ter claro em mente qual o seu tema, a maneira que deseja aborda-lo e para quem direcionar, esta na hora de começar a pesquisar e se planejar. É muito grande a chance de que alguém já fale sobre o que você pretende falar, mas como essas pessoas abordam o mesmo assunto e o mais importante, qual a reação do público frente a maneira que os assuntos são abordados? Esse é o seu objetivo principal na pesquisa, descobrir e reinventar formas de comunicar de maneira eficiente a sua mensagem. Após esse passo, é preciso planejar essa abordagem, definir quais temas serão abordados, quantas postagens serão feitas semanalmente e em quais dias, criar uma boa linha editorial, isso é essencial para o sucesso e conquista de uma audiência fiel.

3. Faça as escolhas certas
Invista no que for necessário, acredite no retorno e na sua capacidade de se comunicar com o seu público. Invista tempo, dedique-se, escolha uma plataforma confiável para não correr o risco de um dia perder todo o conteúdo. Converse com as pessoas sobre a sua ideia e faça um filtro das diversas opiniões. Se precisar do auxílio de um profissional, pesquise, pergunte, contrate um bom profissional, alguém confiável, mesmo que isso passe um pouco o seu orçamento converse antes, tire todas as suas dúvidas.

4. Divulgue-se e esteja atento ao feedback
Não tenha medo do que as pessoas vão falar. De o seu melhor, escreva algo que você gostaria de ler, orgulhe-se do próprio trabalho. Ninguém agrada a todos, muitas opiniões, por mais contrárias as que gostaríamos de ouvir, podem ajudar o direcionamento do seu blog. Tenha sempre em mente que todo trabalho feito com dedicação esta constantemente em evolução, faça bem feito e conte ao mundo a respeito daquilo que você acredita, por aquilo que você trabalha.

E aí, mãos a obra? Continue acompanhando o blog para conferir mais dicas e notícias sobre o mundo digital. Em breve falaremos a respeito de algumas das plataformas mais conhecidas para montar o seu blog.

Envie suas dúvidas e sugestões para contato@dgocomunica.com.br

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Google+
http://dgocomunica.com.br/2017/06/14/como-comecar-um-blog

Alcance grandes resultados com pequenos investimentos!